SINTONIA . CONHECIMENTO DIRETO . CELEBRAÇÃO fortalecimento interno . consciência . integração . agniescola@gmail.com


domingo, 9 de junho de 2013



OPTANDO POR SERVIR A VALORES ESSENCIAIS
(extratos ‘Bases do Mundo Ardente’)

De que vale o homem preocupar-se? Seu verdadeiro caminho está desde sempre traçado nos mundos invisíveis. Bastaria deixar-se levar pela sabedoria que o conduz ao cosmos. É preciso aceitar, irrestritamente, um estado abstrato de abertura. Este é um passo fundamental para a mente que já foi purificada, mas ainda pergunta pelo amanhã, querendo saber como se conduzir para melhor servir ao Todo.
É preciso que as expansões da consciência se reflitam na matéria dos corpos do ser e na sua expressão no mundo do viver humano. O modo mais direto de isso se dar é pelo serviço que o indivíduo vai prestando, cada vez mais integralmente, ao atender aos valores do íntimo ao invés dos valores da matéria.
Tal serviço é imprescindível para a realização do propósito da existência de um planeta e dos reinos que o compõem. Potenciais ocultos passam a exteriorizar seus padrões vibratórios à medida que, ao servir, a consciência do ser se amplia; essa ampliação e o serviço estão intimamente ligados: um é conseqüência do outro. Os que buscam servir devem deixar-se permear pelas energias internas que por intermédio deles começam a irradiar-se. A transformação dos corpos, apesar de fundamental para que se possam alcançar etapas mais avançadas, não deve ser diretamente perseguida. Toda a sua atenção é para ser enfocada na tarefa a cumprir.
O desapego vai emergindo com o desenvolvimento dessa dedicação ao Plano Evolutivo. É um desapego genuíno, que não inclui desdém  ou indiferença por pessoas, objetos ou situações; é uma soltura decorrente do contato com a essência da vida. Imanente a tudo e a todos, essa essência vai revelando a liberdade intrínseca à verdadeira união.
É preciso subir muitos patamares até ser possível fitar, no horizonte da existência humana, o portal que conduz ao mundo interior. Esse mundo, embora esteja sempre presente, sempre atraindo os seres em sua direção, só se desvela quando a consciência transpõe esse umbral.
EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA. VOCÊ ESTÁ PREPARADO?
Com a avalanche de estimulações negativas e caóticas continuamente lançadas no campo psíquico do planeta, é necessário que os corpos, atos, sentimentos e pensamentos sejam permeados por uma vibração harmonizadora estável. Para ser efetiva, essa vibração deve apoiar-se em bases ígneas: a disposição em transformar-se, o amor à verdade, a dedicação ao serviço evolutivo. As colunas dessa construção são a fé e a entrega do ser à Realidade Suprema, qualidades que no plano energético correspondem ao despertar dos centros do consciente direito.
Embora esse despertar advenha principalmente do que é dinamizado no mundo interior - sendo portanto invisível aos olhos da razão - muito pode ser feito externamente como colaboração efetiva nesse processo.
Assumir colaborar com a evolução inclui despojamento; inclui, também, ordem e disciplina interior. A prática de exercícios para o afinamento da sintonia interna atua de fora para dentro; vai ao encontro do impulso criativo que, provindo do interior, busca alcançar a periferia da consciência. Pode-se assim estabelecer ressonância com o propósito da existência, o qual procura imprimir na vida concreta o signo da transformação; pode-se unificar o movimento que parte dos níveis exteriores com o que parte do mundo interior.
"Estás preparado para ser tocado pelo Saber?", indaga o Instrutor ao aluno, que em silêncio contempla um símbolo.
"Quero, sem divisões, servir ao propósito supremo. Quero ardentemente cumprir os desígnios supremos", responde-lhe o aluno.
"Então, estás preparado", diz, com amorosa firmeza, o Instrutor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário