SINTONIA . CONHECIMENTO DIRETO . CELEBRAÇÃO fortalecimento interno . consciência . integração . agniescola@gmail.com


domingo, 27 de janeiro de 2013



ALEGRIA, UMA UTOPIA?
Será a alegria uma utopia? É possível viver em alegria? 

Em alegria, na alegria e na desgraça? Pois somente nesta dupla chama é criada a consciência. E o exercício só é possível na vida. A alegria é um estado de consciência e uma sabedoria especial.

A alegria ou a angústia do coração ressoam com as esferas distantes. Por que então, a angústia é mais frequentemente sentida do que a alegria?

Muitas vezes são os hábitos especialmente prejudiciais que encurralam a consciência nos caminhos convencionais de sentir e reagir. Eles mesmos  hábitos enfraquecem as capacidades do coração quando este está pronto a ressoar de uma nova maneira. Cada queixume obstrui.

De fato, são poucos os que aprendem a alegrar-se com a conquista de obstáculos. É precisamente este o trabalho. Não esperar que os outros tragam a vida, o amor, a alegria. Mas que cada um seja o primeiro a abrir as fontes da vida, do amor e da alegria dentro de si.

Para se receber é preciso começar a dar. ‘Só se recebe o que se tem’.

Alguns dirão que estão afetados pela tristeza e pelo desgosto para poderem dar alguma coisa! Mas este não é um bom argumento, pois esta atitude só serve para mantê-la. Com a alegria se dá, com a tristeza se tira!

Sair logo deste desgosto e desta tristeza é o convite e a convocação!

Mas como?

As dificuldades são inevitáveis. Mas a alegria está no triunfo do espirito. O triunfo do espirito afirma-se nos princípios inabaláveis.
Lembrar que não há motivo para se cristalizar uma vida na tristeza e no desgosto. Pois tudo o que acontece está dentro de uma ordem superior, perfeita. Que dá a cada um, na medida justa, o que cada um precisa e merece! Portanto, seja o que for, está perfeito. E se está perfeito, por que o desgosto e a tristeza? Será por contrariar a própria vontade, o próprio desejo? Lembrar que a vida não está aqui para servir e para atender aos desejos dos seres humanizados. Mas, ao contrário, a vida está aqui apenas para ser vivida. Como ela se apresentar....

Então, o que se pode fazer?

Acordar e tomar consciência dos tesouros que cada um possui dentro de si.

Deixar de dar atenção a todas as razões que propõem a tristeza: medo, dúvida, irritação, auto-piedade. E procurar em si, as tantas razões que se tem para estar alegre.

Com atenção, despertar para esta máxima: “A todo instante há uma possibilidade de renovação”. E como é alegre servir à renovação!
Cada atitude de bom–humor é preciosa! Com boas pedras, pode-se construir. Construir sobre o entusiasmo e o êxtase, é mais fácil e mais firme. Cada centelha é preciosa!

Caminhar para o amor incondicional começa pela manifestação da alegria. Que é uma nota. Que tudo contamina e modifica. Que não é uma utopia. mas está disponível para aquele que se permite!

Lembrando também, que ‘é de pequenininho’, como diz nosso canto. Cada passo é valioso quando é espontâneo em seu firme empenho. Começando um trabalho sobre si, é preciso saber se alegrar com o seu início. As pessoas comuns desejam ver as flores e os frutos. Mas os verdadeiros trabalhadores se alegram com o primeiro broto, pois isto é o despertar da vida.

Passamos por tantas experiências, somente para fundi-las no coração-transmutador. Quem então não estará flamejante quando a fogueira já estiver acesa! Quantos corações já estão prontos para o futuro acendimento! Que alegria é ver o fogo do amor que cresce!

O Ensinamento pressupõe não somente uma consciência aberta, mas também o desejo de afirmar em si mesmo a sua aplicação. É impossível pensar que uma mente distraída por convencionalidades possa aceitar o Ensinamento.

O imã do coração puro abrirá o caminho!

Salve!


LEIA MAIS...



                                                               Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário