SINTONIA . CONHECIMENTO DIRETO . CELEBRAÇÃO fortalecimento interno . consciência . integração . agniescola@gmail.com


quinta-feira, 3 de julho de 2014

RECONHECER O MECANISMO DAS IMPERFEIÇÕES HUMANAS
“Cabe ao espirito chegar progressivamente à perfeição, onde encontra a pura e eterna felicidade”.
Esta felicidade pura e eterna, não é a felicidade condicionada, conhecida entre os humanos. Ela não depende de condições para existir. Já existe de forma incondicional.
Importante pré-requisito para o ser humano acessar a este estado de felicidade, é viver em equanimidade. Viver as situações da vida _ sejam elas momentos de pesar ou de prazer _ sempre com a mesma emoção de neutralidade. Não se deixar levar pela euforia da vitória, nem pela depressão da dor e viver emocionalmente neutro às situações.
É a partir desta neutralidade diante das situações da existência, que o ser se abre à felicidade pura e eterna. Quem está neutro em cada situação, vive em paz e está sempre harmonizado com o mundo, vive sem guerrear com ele. Esta é a chave.
Para isto, a convocação é depor as armas, abandonar tudo o que faz o ser guerrear com os acontecimentos da vida humana: desejos, vontades, certezas e expectativas sobre o que está ocorrendo. Deixar de tratar as suas verdades, os seus conceitos, como absolutos. Dar a eles o valor de relativos, ou seja, são apenas a sua visão. E saber que os conceitos e as verdades do outro, que poderão divergir frontalmente dos seus, também são relativos e têm o mesmo direito de serem expressos. Conviver harmoniosamente com esta compreensão é a síntese do ‘amar ao próximo como a si mesmo’. Só possível para aquele que se liberta das limitações auto-impostas e das imperfeições que impedem o fluxo da presença da perfeição.
(extratos do livro ‘As Imperfeições Humanas’ . meeu.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário