SINTONIA . CONHECIMENTO DIRETO . CELEBRAÇÃO fortalecimento interno . consciência . integração . agniescola@gmail.com


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

E O QUE EU POSSO FAZER DIANTE DISSO?
Não importa o que seja que esteja ocorrendo em seu caminho.
Não importa se a culpa é do outro...se a causa é o outro...
A pergunta a ser feita é sempre a mesma: “O que eu posso fazer diante disto?”
Porque é só isto o que eu posso fazer diante das situações e circunstâncias que a vida me coloca. Acionar os meus recursos para harmonizar a situação. Verificar de que forma posso contribuir para harmonizar o que está ocorrendo.
E não agir como normalmente se verifica, insistindo em que ‘não dou o braço a torcer’...‘eu estou com a razão’... ‘ele tem quefazer desta forma’...
Me perguntar:
“qual a forma de agir mais indicada para se contrapor de forma harmônica ao que está acontecendo aqui e agora?”
então é desta forma que eu devo agir....
é esta a melhor contribuição que eu posso oferecer para impedir que o que está ocorrendo siga se amplificando de forma desastrosa...mas se interrompa pela minha intervenção harmoniosa...
esta percepção...esta consciência é o que precisa ser afinada, sutilizada em cada um de nós....para que vejamos não só com os olhos da razão...mas com os olhos do coração...que traz uma compreensão mais expandida da situação...que tira do jogo de poder do ‘eu estou certo, você está errado’, ‘você tem que fazer do jeito que eu quero’...e mostra o caminho mais indicado para tratar cada situação de desafio de forma a harmonizar os componentes presentes.
cada um só pode se responsabilizar por si...perder tempo e energia querendo forçar o outro a agir de determinada forma, batendo boca, pressionando, se alterando, de nada contribui para a solução da questão.
cada um só pode se responsabilizar por si... e deve se responsabilizar pelo potencial de transformação da realidade que possui em si...pelos atributos que possui em si...e que naquele momento de crise...são chamados a entrar em ação...no sentido de contribuírem para ‘HARMONIZAR’  a situação que está! e não para amplificá-la...
Vir tomando consciência dos próprios recursos que há em si mesmo...de força, de tolerância, de capacidade de ação, mas principalmente de ‘colocar aquilo que está faltando e que a situação pede’... é questão chave neste processo.
este é o convite, esta é a proposta de solução para os desafios:
responder o que eu posso fazer diante disto!
·         aumentar a percepção e consciência de si e de suas circunstâncias: abrir os olhos internos cada vez mais, para perceber o que cada situação pede ‘a fim de que a situação possa se harmonizar’.
·         conhecer os recursos internos que se possui: ver em mim quais os recursos internos que possuo para contribuir neste sentido de harmonizar;
 (identificar que atributo cobre (harmoniza) o atributo discordante presente na situação...pois não importa que tema esteja sendo tratado, sempre trata-se de uma disputa de forças entre atributos desarmonizadores e harmonizadores...por exemplo: confiança  cobre o medo; alegria cobre a tristeza; serenidade cobre a raiva; lucidez cobre a ignorância...)
·         não dar alimento para que a situação discordante prossiga e se amplifique:
retrucando, rebatendo, devolvendo na mesma moeda, mantendo e amplificando a vibração do atributo discordante presente na situação.
·         colocar em ação os recursos internos que se possui e que são adequados para harmonizar a situação discordante que está sendo vivida: colocar estes recursos em ação no sentido de contribuir para a harmonização da situação...
com certeza, se estou envolvida em determinada situação discordante, é porque possuo em mim, recursos que estão sendo convocados a entrarem em ação através da situação vivida...no sentido de harmonizá-la...por isso especificamente estou envolvido em tal situação...

E lembrar e relembrar a cada passo:
“O QUE EU POSSO FAZER PARA HARMONIZAR ESTA SITUAÇÃO?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário