SINTONIA . CONHECIMENTO DIRETO . CELEBRAÇÃO fortalecimento interno . consciência . integração . agniescola@gmail.com


sábado, 16 de fevereiro de 2013



CONSCIÊNCIA
o melhor antídoto...o melhor reforço
O melhor antídoto e o melhor reforço para qualquer coisa é sem dúvida, a consciência. E em se falando da irritação, o maior mal que assola a humanidade em nossos tempos, não é diferente.
E este antídoto começa por se perguntar: afinal, na verdade, o que é esta irritação?
A irritação é um estado resultante da resposta da pessoa a um impacto da vida.  
A vida cotidianamente está nos impactando com suas circunstâncias. Podemos reagir a elas com serenidade ou com irritação.
Quando o que acontece na vida não está de acordo com o que se deseja, a pessoa sente-se contrariada. A própria palavra já diz tudo: contrariada...quando o que está na vida é o contrário do que está na mente. É aí que surge a irritação.
Aí começa a se manifestar um mecanismo muitas vezes inconsciente _ mecanismo este intenso ainda mais porque fortalecido pelo hábito _ de querer sempre que as coisas sejam do jeito que se quer...da maneira como se deseja. E quando isto não acontece, a pessoa sofre, chora, esperneia, briga, fica irritada, se envenena injetando ‘imperil’ em todo seu organismo, vomita bílis... E vai gradativamente, permitindo que um impacto das circunstâncias, às vezes tênue, vá crescendo dentro de si e partindo do envenenamento do pensamento, das emoções, passando pela agressão nas palavras, e chegando à violência nas ações.
Pode-se buscar entender a irritação de inúmeras maneiras...e até tentar justificá-la: a culpa é sempre do outro, que fez, que disse, que agiu....
Porém, consciencialmente _  e é preciso colocar a consciência a operar _  o que ocorre é um apego a um padrão de pensar fortemente materializado que diz: há um certo e o certo é o que eu quero... Surge a prisão a um padrão de pensamento que traz l o querer ganhar sempre e o medo de perder l o desejo de alcançar o prazer e o medo de sofrer l a busca do elogio e o medo da critica l a busca da fama e o medo da infâmia l
E aí, neste panorama já complexo, entra o julgamento ao outro, a crítica ao outro, o usar a sua força de vontade para querer levar as pessoas a fazerem o que se quer e do jeito que se quer....o pré-conceito...o medo... de estar sendo enganado, das pessoas estarem levando vantagens.... e por aí vai...o tanto que o pensamento quiser cavalgar...
Porque a mente propõe e se o ser humano aceitar sua proposição, entra numa viagem sem fim...
É preciso gritar: STOP!
Colocar consciência! Ver o que de fato está presente no aqui e agora e parar de interpretar o acontecimento!
Lembrar: ’a consciência é o antídoto!’
Para qualquer situação. Para qualquer irritação.
Mas é preciso lembrar. Acordar! E não aceitar as proposições da mente. Compreender que elas são apenas propostas e não a realidade... Compreender que o que a mente propõe é apenas uma possibilidade entre tantas e não a verdade verdadeira.
Afinal, o que está presente aqui neste aqui e agora?
Lembrar que a vida não está aqui para nos servir. Nem para atender aos nossos desejos.
Nossa vida, o bem mais precioso que possuímos, está aqui para nos oferecer oportunidades de evoluirmos através das provas que ela propõe.
E a nós cabe passarmos por elas, as provas, as circunstâncias de nossas vidas, procurando nos harmonizar com elas... e conosco mesmos.
Expandindo nossa consciência, podemos perceber o propósito daquele impacto que a vida nos apresentou... mais do que tudo para nos revelar a nós mesmos...para percebermos o quanto estamos podendo viver aquele impacto de forma serena, sem sofrer.... e até  chegando a reconhecer a Perfeição agindo através daquela circunstância...
Porque o que importa, mais além do que os atos, é o como vivemos o que quer se apresente.
Que seja, ao menos,  com consciência.


                                                                    Facebook AGNI

Nenhum comentário:

Postar um comentário